terça-feira, 3 de abril de 2012

O que as organizações ganham ao adotar estratégia de Gestão do Conhecimento?

Olá leitores!!


Agora vamos falar sobre o que as organizações ganham ao adotar a estratégia da Gestão do Conhecimento. 


Bom, utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.


Mas vocês sabem o que é a Gestão do Conhecimento? 


A gestão do conhecimento é todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos. Esse conhecimento pertence à organização e em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Ela possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. 


Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
  • Vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos;
  • Rápida comercialização de novos produtos;
  • Aumento do valor das ações;
  • Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais;
  • Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações;
  • Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados;
  • Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios;
  • Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.

Vocês sabiam que a TI (Tecnologia da Informação) é uma forte alinhada da Gestão do Conhecimento?


Cada vez mais os executivos entendem a função da tecnologia da informação (TI) e seus serviços como meios para o sucesso de uma estratégia, e não como um fim em si mesmo. Também admitem a necessidade de alinhamento da tecnologia com os processos da empresa e com as questões relativas a pessoas. 
O papel da área de TI é de suporte à gestão do conhecimento. Seu desafio é identificar e/ou desenvolver e implantar tecnologias e sistemas de informação que dêem apoio à comunicação empresarial e à troca de idéias e experiências. Isso facilita e incentiva as pessoas a se unir, a tomar parte de grupos e a se renovar em redes informais de aquisição e troca de conhecimento, além de compartilhar problemas, perspectivas, idéias e soluções em seu dia-a-dia profissional.


O gráfico ao lado mostra quais impactos a correta gestão do conhecimento irá trazer para as empresas nos próximos anos:














Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_do_conhecimento
http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view

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