Olá leitores!
Um dos assuntos super vigentes na atualidade é a segurança dos dados nas organizações.
O que as empresas fazem para proteger sua privacidade e até onde elas estão dispostas a chegar?
Para falar de segurança, precisa-se entender, antes de tudo, o seu conceito. A segurança da informação está relacionada com a proteção dos dados de uma organização, no sentido de preservar o seu valor. São características básicas da segurança da informação a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. Para estabelecer a segurança da informação, podem ser "estabelecidas métricas (com o uso ou não de ferramentas) para a definição do nível de segurança existente e, com isto, serem estabelecidas as bases para análise da melhoria ou piora da situação de segurança existente". É importante lembrar que a segurança de uma determinada informação pode ser afetada quem se utiliza da mesma e pelos diversos fatores intrínsecos à organização. por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infraestrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.
Casos de violação da informação de redes acontecem continuamente na mundo. A Sony, empresa japonesa que fabrica produtos eletrônicos, investiu em segurança na rede após ter tido suas informações violadas. Consequentemente, sua imagem acabou sendo prejudicada no mercado, uma vez que a invasão expôs os dados de 24 milhões de clientes. Após o acontecido, ela contratou uma empresa de segurança para recuperar os dados perdidos e identificar as pessoas por trás do escândalo. Entretanto, isso não faz com que o tempo volte atrás.
Ainda, o custo do vazamentos de informações U$ 7,2 milhões em março do ano passado. Ataques maliciosos que prejudicam as empresas estão cada vez mais frequentes e não parecem querer estabilizar. É importante que as organizações estejam sempre atentas aos critérios de segurança, bem como invistam nesse recurso. Além de agregar valor à organização, o investimento em segurança evita clientes insatisfeitos por divulgação de dados, bem como aumenta a credibilidade da empresa frente ao mercado.
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