Iremos explicar o que significa a Cloud Computing ou Computação em nuvem e algumas aplicações práticas.
Então, computação em nuvem é uma tecnologia que permite acesso remoto
a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.
O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google estar trabalhando na sua “computações em Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.
Vamos ver as aplicações práticas dessa tecnologia?
O que muitas pessoas não sabem é que, esta tecnologia já vem sendo usada a um bom tempo. Usuários que possuem uma conta de e-mail como, por exemplo no Hotmail, podem acessar seus e-mails em qualquer lugar. Ou seja, não precisam do programa Outlook Express, para poder ler e-mails, simplesmente precisam se logar numa conta de e-mail pela web, em qualquer computador conectado a internet. Não existe um software do Hotmail instalado no computador, ele é acessado pela Web, ou seja, está na nuvem.
Porque nuvem?
A nuvem é um símbolo muitas vezes usado para representar a internet em diagramas e fluxogramas, portanto o termo foi utilizado para representar a internet.
http://www.infoescola.com/informatica/computacao-em-nuvem/
http://www.undergoogle.com/blog/2008/google/computacao-as-nuvens-o-futuro-segundo-o-google.html/comment-page-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário