segunda-feira, 26 de março de 2012

Quais a tendências da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso;


Olá pessoal,


Atualmente escutamos falar muito sobre TIC. Porém, vocês sabem quais são seus conceitos, sua utilização e o seu futuro ?


Nesse tópico vamos abordar isso e comentar quais são as tendências da TIC para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso.
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Estamos presenciando, já há alguns anos, o uso intenso da internet por todos os segmentos da sociedade e isto esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.
Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo eletrônico, o chamado "e-gov".


No meio privado, depois dos desafios econômicos e orçamentários de 2009, importantes mudanças aconteceram, seguindo o caminho do setor publico, investindo em TI, acelerando a tendência de uma maior prestação de contas e transparência.


As tendências da TIC para os próximos anos seguem as mesmas características que as dos últimos anos, com relação a praticidade, rapidez, eficiência e principalmente com relação às preocupações com o meio ambiente.


Estimasse que até 2014, a maioria dos cases de negócios de TI irão incluir os custos da correção do carbono. As pressões econômicas e políticas para demonstrar responsabilidade pelas emissões de dióxido de carbono vão forçar mais empresas a quantificar os custos do carbono nos negócios. Os fornecedores terão que fornecer estatísticas sobre o ciclo de vida do carbono para seus produtos ou encarar a erosão de sua participação no mercado.


O hardware será utilizado como serviço, haverá a comoditização da infraestrutura das empresas. 40% da infraestrutura das empresas serão adquiridas como serviço, ou seja, em vez de comprar um HD de armazenamento dos arquivos da empresa, esse armazenamento será feito em um site contratado e o acesso a estes arquivos será tão rápido quanto seria se a empresa tivesse um storage harware. 


Até 2014, mais de 3 bilhões de pessoas poderão efetuar transações eletronicamente via tecnologia de celulares ou internet
As economias emergentes verão rapidamente o crescimento da adoção de celulares e da internet até 2014. Ao mesmo tempo, os progressos nos pagamentos, comércio e operações bancárias via dispositivos móveis estão facilitando as transações eletrônicas via celular ou Internet no PC. A combinação dessas duas tendências cria uma situação na qual uma maioria significativa da população adulta do mundo vai poder efetuar transações eletrônicas até 2014.


Até 2016 o modelo SaaS(software as a servisse) de desenvolvimento e distribuição vai crescer muito com o suporte de empresas como Oracle, SAP e Microsoft e de líderes da internet, como Google e Amazon. SaaS terá uma influência sobre o mercado pois as aplicações de negócios serão contratadas no modelo serviço, no lugar de licença de software, ou seja, as companhias irão pagar pelo o que utilizar do programa, sem pagar um preço fixo pela licença.


Até 2013, os telefones celulares vão ultrapassar os PCs como dispositivo mais comum para acesso à web
De acordo com as estimativas do Gartner, o número total de PCs em uso chegará a 1,78 bilhão de unidades em 2013. Até 2013, a base instalada combinada de smartphones e telefones equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilhão de unidades e, dali em diante, será maior do que a base instalada de PCs.


Diante do exposto, percebemos que diversas são as oportunidades das empresas se beneficiarem do crescimento da TIC. O acesso a informação se tornara ainda mais fácil, ajudando a troca de conhecimento, tornando os serviços ainda mais eficientes, tornando mais fácil o contato com o cliente, facilitando o controle dos processos e minimizando custos.



Fontes:
http://refrescante.com.br/tendencias-para-o-mercado-de-tic-no-brasil-em-2012-por-lucas-pinz.html
http://www.abes.org.br/UserFiles/Image/PDFs/Mercado_BR2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário