quinta-feira, 22 de março de 2012

Que configuração de computador (hardware, software básico e software aplicativo) vocês indicariam para um administrador, que precisa utilizá-lo para as atividades normais de trabalho?

Olá Leitores (as),

O primeiro post efetivo do nosso Blog tem o simples objetivo de indicação de configuração de computador, para um administrador, ou seja, qual o tipo de hardware, software básico e software aplicativo!

E ai deve estar passando pela sua cabeça: "Ok, configuração de computador, tranquilo, eu sei o que é isso.. mas hardware??? software??? hã? como assim??"

Caaaalma, que nós vamos explicar!

O hardware é um termo geral que abrange equipamentos como fios, chaves, ferramentas, peças, etc. Porém, para o mundo dos internautas, cybernéticos, hackers, crackers e outros, o hardware é a unidade central de processamento de dados, a memória e os dispositivos de entrada e saída do computador.

Para as dicas deste aspecto, vamos por partes, pelos principais componentes do hardware:
·         Microprocessador (Processador):  é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, como se fosse um cérebro do computador. Sendo assim, todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. Diante disso, nós Administradores, precisamos de um computador inteligente, e por isso, e por conta do nome do mercado, escolhi o Processador Intel. 
o   Indico o Intel Core i3. Esse Processador tem dois núcleos e se apresenta como uma excelente opção para qualquer tipo de atividade. Ele não é o mais rápido no que faz, mas executa quase todos os tipos de programa. 
·         Disco Rígido: O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa, também é chamado de HD.
o   Indico um computador com HD de 500GB, por considerar que administradores, principalmente das áreas de marketing e gestão de Pessoas, necessitam de uma memória de armazenamento de dados grande o suficiente para caber os arquivos e programas.
·         Perífericos:   são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Podem ser de entrada (enviam informações) ou de saída (recebem informações).
o   Acerca dos periféricos de entrada, mouse (geralmente em notebooks, temos o touch pad) preferencialmente com leitor óptico e teclado com a configuração do idioma a ser utilizado.
o   Sobre os periféricos de saída, temos webcam, monitor, impressoras, scanner, etc. Atualmente, os computadores já vem com webcam embutida, e com boa resolução. Uma webcam é importante para o administrador que realiza reuniões ou conferencias virtuais. Tamanho do monitor é algo muito pessoal e vai mais da escolha do administrador.
o   Quanto às impressoras e scanners, hoje em dia temos estas acopladas, que são chamadas multifuncionais, onde se pode imprimir, digitalizar, copiar algo e até fazer transferência de fotos. A HP é uma das marcas mais famosas no ramo de multifuncionais.
É importante também que o administrador possua um pen drive, por segurança, para armazenamento extra de dados imprescindíveis ao uso. Hoje temos diversas marcas, e variados tamanhos de memória, e vai mais pela necessidade e trabalho realizado pelo administrador. Neste caso, o computador deve possuir entradas USB.
Vale ressaltar a importância de ter um computador que suporte o uso de CD/DVDROM, principalmente porque a maioria dos programas para instalações ainda vem neste formato.
·         Memória RAM: Memória de acesso aleatório (Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.  Existem basicamente dois tipos de memória em uso: SDR e DDR. As SDR são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo, enquanto as DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo.
o   Sugiro a memória RAM DDR acima de 2GB, para evitar letargia no computador que operá com mais de 2 programas simultâneos, por exemplo.
E vamos aos softwares!

Um software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Temos alguns tipos de software, mas os que serão abordados são o básico e o aplicativo.
·         Software básico ou software de sistema: Seu objetivo é separar usuário e programador de detalhes do computador específico que está sendo usado. O software do sistema lhe dá ao usuário interfaces de alto nível e ferramentas que permitem a manutenção do sistema.

o   Sugiro o Windows 7 Home Basic, ele é uma versão limitada do Professional, mas atende aos iniciantes na área de administração.
·         Software aplicativo: permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.
o   Indico um Pacote Microsoft Office. Com o Microsoft Office 2010, você tem novas maneiras de realizar o seu melhor trabalho no escritório, em casa ou na escola, com novas e poderosas ferramentas que contribuem para que você expresse suas ideias com mais criatividade, resolva problemas e se conecte a outras pessoas.
A Microsoft afirma que embora o Office 2010 funcione com várias versões do Windows, as inovações doWindows 7 estão integradas diretamente ao Office 2010 para que você trabalhe com mais eficiência. Veja a seguir alguns dos motivos que fazem o Office 2010 e o Windows 7 serem melhores juntos.

É isso gente. Tenho basicamente no meu notebook as configurações citadas acima, e como trabalho com ele, afirmo que as sugestões atendem ao trabalho de um administrador de diversas áreas de atuação. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário