segunda-feira, 26 de março de 2012

Façam uma descrição sucinta de cloud computing ou computação em nuvem. Citem exemplos de aplicações práticas.

Olá pessoal,



Iremos explicar o que significa a Cloud Computing ou Computação em nuvem e algumas aplicações práticas.


Então, computação em nuvem é uma tecnologia que permite acesso remoto 
a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet. 


O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google estar trabalhando na sua “computações em Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet. 


Vamos ver as aplicações práticas dessa tecnologia?


O que muitas pessoas não sabem é que, esta tecnologia já vem sendo usada a um bom tempo. Usuários que possuem uma conta de e-mail como, por exemplo no Hotmail, podem acessar seus e-mails em qualquer lugar. Ou seja, não precisam do programa Outlook Express, para poder ler e-mails, simplesmente precisam se logar numa conta de e-mail pela web, em qualquer computador conectado a internet. Não existe um software do Hotmail instalado no computador, ele é acessado pela Web, ou seja, está na nuvem. 


Porque nuvem? 


A nuvem é um símbolo muitas vezes usado para representar a internet em diagramas e fluxogramas, portanto o termo foi utilizado para representar a internet. 



Fontes:
http://www.infoescola.com/informatica/computacao-em-nuvem/
http://www.undergoogle.com/blog/2008/google/computacao-as-nuvens-o-futuro-segundo-o-google.html/comment-page-1

Quais a tendências da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso;


Olá pessoal,


Atualmente escutamos falar muito sobre TIC. Porém, vocês sabem quais são seus conceitos, sua utilização e o seu futuro ?


Nesse tópico vamos abordar isso e comentar quais são as tendências da TIC para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso.
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Estamos presenciando, já há alguns anos, o uso intenso da internet por todos os segmentos da sociedade e isto esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.
Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo eletrônico, o chamado "e-gov".


No meio privado, depois dos desafios econômicos e orçamentários de 2009, importantes mudanças aconteceram, seguindo o caminho do setor publico, investindo em TI, acelerando a tendência de uma maior prestação de contas e transparência.


As tendências da TIC para os próximos anos seguem as mesmas características que as dos últimos anos, com relação a praticidade, rapidez, eficiência e principalmente com relação às preocupações com o meio ambiente.


Estimasse que até 2014, a maioria dos cases de negócios de TI irão incluir os custos da correção do carbono. As pressões econômicas e políticas para demonstrar responsabilidade pelas emissões de dióxido de carbono vão forçar mais empresas a quantificar os custos do carbono nos negócios. Os fornecedores terão que fornecer estatísticas sobre o ciclo de vida do carbono para seus produtos ou encarar a erosão de sua participação no mercado.


O hardware será utilizado como serviço, haverá a comoditização da infraestrutura das empresas. 40% da infraestrutura das empresas serão adquiridas como serviço, ou seja, em vez de comprar um HD de armazenamento dos arquivos da empresa, esse armazenamento será feito em um site contratado e o acesso a estes arquivos será tão rápido quanto seria se a empresa tivesse um storage harware. 


Até 2014, mais de 3 bilhões de pessoas poderão efetuar transações eletronicamente via tecnologia de celulares ou internet
As economias emergentes verão rapidamente o crescimento da adoção de celulares e da internet até 2014. Ao mesmo tempo, os progressos nos pagamentos, comércio e operações bancárias via dispositivos móveis estão facilitando as transações eletrônicas via celular ou Internet no PC. A combinação dessas duas tendências cria uma situação na qual uma maioria significativa da população adulta do mundo vai poder efetuar transações eletrônicas até 2014.


Até 2016 o modelo SaaS(software as a servisse) de desenvolvimento e distribuição vai crescer muito com o suporte de empresas como Oracle, SAP e Microsoft e de líderes da internet, como Google e Amazon. SaaS terá uma influência sobre o mercado pois as aplicações de negócios serão contratadas no modelo serviço, no lugar de licença de software, ou seja, as companhias irão pagar pelo o que utilizar do programa, sem pagar um preço fixo pela licença.


Até 2013, os telefones celulares vão ultrapassar os PCs como dispositivo mais comum para acesso à web
De acordo com as estimativas do Gartner, o número total de PCs em uso chegará a 1,78 bilhão de unidades em 2013. Até 2013, a base instalada combinada de smartphones e telefones equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilhão de unidades e, dali em diante, será maior do que a base instalada de PCs.


Diante do exposto, percebemos que diversas são as oportunidades das empresas se beneficiarem do crescimento da TIC. O acesso a informação se tornara ainda mais fácil, ajudando a troca de conhecimento, tornando os serviços ainda mais eficientes, tornando mais fácil o contato com o cliente, facilitando o controle dos processos e minimizando custos.



Fontes:
http://refrescante.com.br/tendencias-para-o-mercado-de-tic-no-brasil-em-2012-por-lucas-pinz.html
http://www.abes.org.br/UserFiles/Image/PDFs/Mercado_BR2011.pdf

quinta-feira, 22 de março de 2012

Que configuração de computador (hardware, software básico e software aplicativo) vocês indicariam para um administrador, que precisa utilizá-lo para as atividades normais de trabalho?

Olá Leitores (as),

O primeiro post efetivo do nosso Blog tem o simples objetivo de indicação de configuração de computador, para um administrador, ou seja, qual o tipo de hardware, software básico e software aplicativo!

E ai deve estar passando pela sua cabeça: "Ok, configuração de computador, tranquilo, eu sei o que é isso.. mas hardware??? software??? hã? como assim??"

Caaaalma, que nós vamos explicar!

O hardware é um termo geral que abrange equipamentos como fios, chaves, ferramentas, peças, etc. Porém, para o mundo dos internautas, cybernéticos, hackers, crackers e outros, o hardware é a unidade central de processamento de dados, a memória e os dispositivos de entrada e saída do computador.

Para as dicas deste aspecto, vamos por partes, pelos principais componentes do hardware:
·         Microprocessador (Processador):  é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, como se fosse um cérebro do computador. Sendo assim, todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. Diante disso, nós Administradores, precisamos de um computador inteligente, e por isso, e por conta do nome do mercado, escolhi o Processador Intel. 
o   Indico o Intel Core i3. Esse Processador tem dois núcleos e se apresenta como uma excelente opção para qualquer tipo de atividade. Ele não é o mais rápido no que faz, mas executa quase todos os tipos de programa. 
·         Disco Rígido: O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa, também é chamado de HD.
o   Indico um computador com HD de 500GB, por considerar que administradores, principalmente das áreas de marketing e gestão de Pessoas, necessitam de uma memória de armazenamento de dados grande o suficiente para caber os arquivos e programas.
·         Perífericos:   são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Podem ser de entrada (enviam informações) ou de saída (recebem informações).
o   Acerca dos periféricos de entrada, mouse (geralmente em notebooks, temos o touch pad) preferencialmente com leitor óptico e teclado com a configuração do idioma a ser utilizado.
o   Sobre os periféricos de saída, temos webcam, monitor, impressoras, scanner, etc. Atualmente, os computadores já vem com webcam embutida, e com boa resolução. Uma webcam é importante para o administrador que realiza reuniões ou conferencias virtuais. Tamanho do monitor é algo muito pessoal e vai mais da escolha do administrador.
o   Quanto às impressoras e scanners, hoje em dia temos estas acopladas, que são chamadas multifuncionais, onde se pode imprimir, digitalizar, copiar algo e até fazer transferência de fotos. A HP é uma das marcas mais famosas no ramo de multifuncionais.
É importante também que o administrador possua um pen drive, por segurança, para armazenamento extra de dados imprescindíveis ao uso. Hoje temos diversas marcas, e variados tamanhos de memória, e vai mais pela necessidade e trabalho realizado pelo administrador. Neste caso, o computador deve possuir entradas USB.
Vale ressaltar a importância de ter um computador que suporte o uso de CD/DVDROM, principalmente porque a maioria dos programas para instalações ainda vem neste formato.
·         Memória RAM: Memória de acesso aleatório (Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.  Existem basicamente dois tipos de memória em uso: SDR e DDR. As SDR são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo, enquanto as DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo.
o   Sugiro a memória RAM DDR acima de 2GB, para evitar letargia no computador que operá com mais de 2 programas simultâneos, por exemplo.
E vamos aos softwares!

Um software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Temos alguns tipos de software, mas os que serão abordados são o básico e o aplicativo.
·         Software básico ou software de sistema: Seu objetivo é separar usuário e programador de detalhes do computador específico que está sendo usado. O software do sistema lhe dá ao usuário interfaces de alto nível e ferramentas que permitem a manutenção do sistema.

o   Sugiro o Windows 7 Home Basic, ele é uma versão limitada do Professional, mas atende aos iniciantes na área de administração.
·         Software aplicativo: permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.
o   Indico um Pacote Microsoft Office. Com o Microsoft Office 2010, você tem novas maneiras de realizar o seu melhor trabalho no escritório, em casa ou na escola, com novas e poderosas ferramentas que contribuem para que você expresse suas ideias com mais criatividade, resolva problemas e se conecte a outras pessoas.
A Microsoft afirma que embora o Office 2010 funcione com várias versões do Windows, as inovações doWindows 7 estão integradas diretamente ao Office 2010 para que você trabalhe com mais eficiência. Veja a seguir alguns dos motivos que fazem o Office 2010 e o Windows 7 serem melhores juntos.

É isso gente. Tenho basicamente no meu notebook as configurações citadas acima, e como trabalho com ele, afirmo que as sugestões atendem ao trabalho de um administrador de diversas áreas de atuação. 


Fontes:

sexta-feira, 16 de março de 2012

Componentes

O blog "As Administradoras" é formado por:
Camila Rogério
Flávia Brasileiro
Letícia Secchi
Marcela Cardoso
Natalia Balbino
Santini Aguiar